Wednesday, September 15, 2004

Um Rancho Folclorico da Ramada

Existiu em tempos, e tanto quanto sei foi o primeiro e único a existir nesta freguesia, um rancho folclorico da Ramada.
Se bem me lembro a ideia começou na pequena, mas linda, aldeia do Beco junto a Ferreira do Zezere. Era uma quente noite de Verão, e estavamos os quatro juntos ao serão no meio da rua à porta do café da aldeia, quando o Fernando disse qualquer coisa sobre bailaricos e ranchos folcloricos... por essa altura estava a Ana no rancho folclorico do I.S.A. (se não me falha a memória) e eu saí-me com uma daquelas ideias, para mim simplesmente bela: "E se fizessemos um rancho nós?" - A Sandra abriu aqueles enormes olhos verdes que parecem uma pedra preciosa e disse-: "Estás maluco? Já viste o que isso implicava em termos de trabalho, custos, ensaios..." - Eu fiz aquele ar de calimero desesperado, ou de menino mimado a quem tinha tirado um doce e fez-se silêncio. O que era habitual nestas situações, eu falava, a Sandra contradizia e por uns instantes criava-se um silêncio gélido que incomodava toda a gente.
O primeiro a quebrar o silêncio foi o Fernando - se ele soubesse as saudades que tenho do seu espirito prático e funcional, a simplicidade de ser absoluto - e disse:
" A maioria da malta das Granjas é daqui da zona, não me parece que fosse dificil de os convencer!" - Pouco tempo depois já todos sorriamos animadamente, imaginando as peripécias de um racho que tal como os pinhais do poeta ainda estava por haver.
Lembro-me do empenho que todos tivemos em por o rancho em pé. E recordo com saudade a primeira apresentação do nosso "Rancho Folclorico da Ramada",foi na Garagem do Sr. Daniel. A primeira apresentação foi apoiada por todos os habitantes das Granjas Novas, que logo apadrinharam tal ideia acorrendo em grosso número para ver o seu rancho folclorico... e que bem que correu aquela primeira apresentação: O Pedro, mais conhecido por Vipes, ficou encarregue das luzes, o Carlitos foi o tecnico de som e simultaneamente o fotografo de serviço... os musicos estiveram a rigor, dentro de uma "SKYROLL" que já bamba dava um toque muito pessoal ao ritmo de execução do vastissimo reportório musical, quase 3 musicas completas. Assim que as primeiras notas soaram na sala entraram sem atrasos os pares devidamente trajados, os pares sim, pois a muito custo haviamos conseguido colocar em palco dois pares de bailarinos... O Fernando e a Sandra, o Paulinho e a Raquel... parecia mais uma dança de quadriga mas foi lindo. Pouco tempo depois numa festa maior nas Granjas, onde o Lourenço e o J estiveram presentes, por razões que só o destino sabe como as arrumar, o racho voltou a actuar. desta feita tendo um aumento de 100%, quatro pares: E para que não julguem que é tudo tanga, aqui vão duas fotos do evento! O Rapaz simpático com o chapeu de palha é o Pedro Henriques, e vejam lá se reconhecem os outros.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

SKYROLL essa que, passado algum tempo, foi promovida a TDK, com o aumento de uma música virtuosamente executada pela malta JR para um rádio ranhoso praí 5 minutos antes de ser precisa para uma apresentação... hum... donde é que eu conheço isto? :)

Man_OnThe_Moon

September 17, 2004 at 10:47 AM  

Post a Comment

<< Home